Noite de abertura do Global Business & Education

15 de agosto de 2013 | Publicado em Arquivo de Notícias, Notícias | Comentários desativados

Discussões, teoria e prática em torno do tema Educação Corporativa
Teve início nesta quarta-feira (14), às 19h no auditório da FESP– Faculdade de Educação Superior do Paraná, o primeiro dia de programação do I Fórum Internacional de Global Business & Education. Para iniciar os trabalhos subiu ao palco o presidente da FESP e um dos fundadores do evento, Carlos Eduardo de Athayde Guimarães, que apresentou o tema da noite: Educação Corporativa.

Após rápida introdução, Carlos Eduardo chamou ao palco o outro fundador do evento, Tomas Drunkenmolle, Consultor Internacional de Educação da Fesp. Por sua vez Tomas apresentou os participantes do Global Business & Education, deixando a palavra com a palestrante da noite, Michele Rigolizzo, doutoranda da Harvard Business School.

Michele, que também é pesquisadora assistente no Learning Innovations Laboratory (LILA) – laboratório de inovações na aprendizagem na Harvard Graduate School of Education, abordou como tema de sua palestra a capacidade dos funcionários em apreender em ambientes de trabalho. Separando o comportamento no ambiente corporativo em três instâncias – execução, desempenho e desenvolvimento -, Michele indicou que o primeiro passo para o desenvolvimento do potencial de aprendizagem está no diagnóstico através das seguintes perguntas: Qual (das três) posturas se adota no ambiente de trabalho? Por que a opção é a adotada?

 

Para Rubens Cieslak, profissional de Recursos Humanos da Volvo do Brasil, “sair dos muros das empresas é essencial”, enfatizando a importância da troca de experiências proposta pelo Global Business & Education. Rubens também falou sobre “aprender com os erros” – importante ponto na palestra da pesquisadora da Harvard -, mas chamou à atenção para a busca do ponto de equilíbrio entre aprendizagem e metas no ambiente corporativo.

 

Após o cofee brake, o Presidente da FESP, Carlos Eduardo voltou ao palco para mediar o painel de discussão, formado entre a palestrante da noite, Michele Rigolizzo, Marcos Minoru, ex- Diretor de Recursos Humanos da Toyota América Latina, David Baptista, professor na International School of Curitiba, e Cássia Cassitas, autora do livro “Fortuna: A Saga da Riqueza”. As falas, em linhas gerais, abordaram desafios relativos à educação, ao aprendizado dentro das instituições e as novas demandas da nova geração em relação aos ambientes e processos de trabalho.

 

Após os trabalhos do painel de discussão, as perguntas foram abertas à plateia, que participou prontamente. Um deles foi Marcos Malaquias, Professor de Dança Afro, que achou interessante o aspecto prático das questões levantadas. “Saio daqui com muitas ideias para levar ao meus alunos”, concordando que as boas ideias podem derrubar qualquer forma de barreira.

 

O Global Business & Education continua nesta terça-feira (15) com as palestras de Kurt Fischer, Diretor do Departamento de Neurociência da Harvard University, e Gregg Glover, Vice Diretor de Admissões da Harvard Graduate School of Education. Além das palestras teremos Tomas Drunkenmolle mediando o painel de discussão que abordará o tema da noite, Educação Escolar e Universitária.

texto: Diogo Woiczack

 

Os comentários estão encerrados.