Convite

12 de setembro de 2017 | Publicado em Arquivo de Notícias, Notícias | Comentários desativados

Lançamento do livro “Ícones e Mapeamento Psicológico”  acontece na próxima segunda-feira, 18/09

Na próxima segunda-feira (18/09) acontece na FESP o lançamento do livro Ícones e Mapeamento Psicológico – Método de Mapeamento Icônico e sua Aplicação em Treinamentos, Educação e Clínica, dos autores Denise Ferreira e Fernando Botto Lamóglia. O evento acontecerá na Sala Corporativa a partir das 19h e contará com a presença dos autores. A entrada é gratuita.

Lançado pela Juruá Editora, Ícones e Mapeamento Psicológico apresenta uma descrição bem fundamentada de um eficiente método de aplicação desta poderosa ferramenta comunicacional tanto na psicoterapia, como em ambientes educacionais ou em treinamentos corporativos.

No ano de 2001, Denise apresentou ao Fernando a Caixa de Ícones, com suas pecinhas coloridas. Fascinado por esta poderosa ferramenta de comunicação, ele propôs que fosse elaborada por escrito uma descrição do funcionamento dessa prática, batizada como Método de Mapeamento Icônico (MMI), nascendo assim o embrião deste livro.

O método mostra como utilizar a Caixa de Ícones para elaboração de um mapeamento icônico. O mapeador apresenta uma instrução que leva o mapeado a escolher um conjunto de ícones com os quais compõe uma montagem. A seguir, ocorre uma etapa de leitura conjunta, em que o mapeado, com auxílio do mapeador, verbaliza o processo e atribui significados aos ícones e à montagem realizada. Inúmeras aprendizagens, descobertas e insights ocorrem durante esta prática, que também propicia soluções para conflitos, além de tomadas de decisão.

O método descrito neste livro estabelece um divisor de águas entre o manejo meramente intuitivo desta ferramenta e uma efetiva aplicação profissional, com garantia de resultados bastante satisfatórios para os clientes.

Autores

Denise Ferreira é mestre em Administração de Empresas e Gestão de RH pelo Departa-mento de Economía Aplicada y Organización – Universidad de Extremadura, Espanha. Especialista em Pedagogia Escolar pela SOCIESC. Psicóloga formada pela Universidade Tuiuti do Paraná – UTP (CRP 08/3584). Pedagoga formada pela Universidade Federal do Paraná – UFPR. Docente de Cursos de Pós-Graduação no Brasil e no exterior, atua em Psicologia Clínica há mais de 30 anos. É também consultora organizacional e primeira coordenadora do atual NAPI – Núcleo de Apoio Psicopedagógico e de Inclusão da FESP, onde atuou como professore e psicóloga por muitos anos.

Fernando Botto Lamóglia é doutorando e mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR. Especialista em Saúde Mental, Psicopatologia e Psicanálise pela PUCPR e em Direito e Negócios Internacionais pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Psicólogo formado pela Universidade Federal do Paraná – UFPR (CRP 08/19840). Advogado formado pela PUCPR. Educador há mais de 20 anos, também trabalhou como executivo de empresas por cinco anos na África e na Europa. Atua como consultor de desenvolvimento humano e organizacional.

Fonte: Juruá Editora

Os comentários estão encerrados.