História

No final da década de 1930, um grupo de professores da Escola Técnica de Comércio De Plácido e Silva transformou um sonho em realidade: a criação da Faculdade de Ciências Econômicas do Paraná, lançando o primeiro curso superior de Economia do Estado e se transformando na segunda mais antiga Instituição de Ensino Superior do Paraná.

Fundada pelo emérito educador, professor e jurista Oscar Joseph de Plácido e Silva, desde os seus primórdios se caracterizou como uma instituição preocupada não apenas com conhecimentos e informações, mas também em revelar competências.

O professor Oscar Joseph de Plácido e Silva dirigiu a instituição de 1937 a 1951, sendo substituído por Joaquim de Almeida Peixoto.

O professor Peixoto transformou a faculdade em uma sociedade civil de professores, tendo sido criados os cursos de graduação em Ciências Contábeis e Ciências Atuariais.

Em 1967, a Faculdade de Ciências Econômicas é transformada em Fundação de Estudos Sociais do Paraná, fundação de ensino superior sem fins lucrativos, na Rua General Carneiro nº 216, em um prédio com dez salas de aulas.

Em 1974 é criado o ICSP – Instituto de Ciências Sociais do Paraná – com o objetivo de gerenciar os cursos de graduação e extensão. O Instituto é responsável pelo ensino dos cursos ofertados, buscando a formação de profissionais capacitados.

 

Inauguração do Auditório Joseph de Plácido e Silva. Da esquerda para direita: Cássio Taniguchi, Juril Carnasciali, Jusil de Plácido e Jaime Lerner.

Em 2002 são inauguradas 36 novas e modernas salas de aulas. Essas salas são equipadas com aparelho de ar condicionado, computadores, projetores, mesas individuais e cadeiras estofadas. São entregues, também, 6 laboratórios de informática, com 210 computadores e auditório para 400 pessoas.

Em 2009 são inauguradas 4 novas salas de aulas, laboratório de Mercado de Capitais, salão de convenções para 120 pessoas e sala específica para dinâmica de grupo.

É firmado com a Flórida Christian University – Flórida – USA – parceria, dando origem ao primeiro programa completo de internacionalização de carreiras, que atende tanto a alunos da FESP como demais interessados da comunidade brasileira.

Da esquerda para a direita Nildo Lübke, Brandão Coelho, Orlando Pessuti, Antonio Carlos Morozowski, Eduardo Aichinger, Carlos Eduardo de Athayde, Luiz Fernando Ferreira da Costa, Marco Antônio Paludo, Edison Luiz Dias, Ernani Buchmann

O ICSP – Instituto de Ciências Sociais do Paraná é transformado em Faculdade de Educação Superior do Paraná (FESP) mantida pela Fundação de Estudos Sociais do Paraná(FESP).

Atualmente oferecem o melhor ensino em Ciências Econômicas, Ciências Contábeis, Ciências Atuariais, Comércio Exterior, Administração de Empresas, Administração Hospitalar, Sistemas de Informação e Direito.

Em mais de 70 anos de história, a FESP alia tradição e modernidade. Formou mais de 18.000 profissionais nas diferentes áreas do saber, com ética e conhecimento para ajudar a construir a história do Paraná e do Brasil.

Os comentários estão encerrados.