INTERBUSINESS

A primeira edição do INTERBUSINESS teve seu início no dia 17 de junho de 2010, quando reuniu, no auditório da FESP, cerca de 400 pessoas, entre elas, alunos e professores da FESP, colaboradores de grandes empresas paranaenses, empresários e figuras públicas do Paraná. Um seleto grupo de palestrantes norte-americanos selecionados pela Florida Christian University (FCU) foi convidado para falar sobre internacionalização de carreiras e negócios.

Antes da abertura do evento, no auditório Prof. Oscar Joseph de Plácido e Silva, os palestrantes foram recepcionados em um café da manhã promovido na Associação Comercial do Paraná (ACP). Foi nessa oportunidade, durante uma conversa entre o vice-presidente da entidade e conselheiro do Concex, João Camargo, o presidente da Florida Christian University, Anthony B. Portigliatti, diretores da FESP e demais empresários, que surgiu a ideia de criar a Câmara de Internacionalização de Curitiba.

Tal iniciativa teve como objetivo estreitar as relações comerciais entre as cidades-irmãs Curitiba e Orlando (EUA), sendo oficializada durante o primeiro dia de programação do seminário, quando foi assinado o acordo entre as partes já citadas.

No segundo dia do evento, a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) recebeu a comitiva do INTERBUSINESS em almoço realizado no Cietep, que contou com a presença de seu então presidente, Rodrigo da Rocha Loures. A fala de Rodrigo ilustra o que representou esse encontro:

“Isso mostra que a FESP já se antecipou e está colocando em prática um dos principais passos para a internacionalização de Curitiba, ponto bastante frisado no programa Cidades Inovadoras Curitiba 2030″.

Além das palavras de incentivo, Rodrigo da Rocha Loures também esteve presente no Auditório FESP, durante a segunda noite de programação do INTERBUSINESS, quando oficializou a participação da Fiep no convênio internacional criado no dia anterior, assinando o termo de participação.

A Câmara de Internacionalização de Curitiba foi um ponto significativo na história do INTERBUSINESS, visto que mostrou o interesse de importantes instituições paranaenses com relação a um conceito até então pouco esclarecido: a internacionalização.

Durante os três dias da primeira edição do INTERBUSINESS, os participantes tiveram a oportunidade de ouvir vários pontos de vista dos palestrantes sobre o tema, promovendo trocas que se estenderam em diálogos pessoais após o encerramento de cada dia de programação. O legado desse intercâmbio ainda era incerto, porém, de grande potencial, como previsto pelo prof. Carlos Eduardo de Athayde Guimarães durante o seminário:

“Há oito meses o INTERBUSINESS era apenas um sonho. Hoje, ao ver esse auditório cheio, consigo deixar de lado toda a razão que me fez chegar até aqui, permitindo que a emoção tome conta de mim, porque sei que esse será apenas o primeiro de vários outros que vamos organizar”.

No final de outubro do mesmo ano (2010), o INTERBUSINESS Orlando promoveu o treinamento em Coaching Integral Sistêmico, ministrado pelo prof. Paulo Vieira, que contou com a presença de alunos, professores, colaboradores e diretores da FESP.

Palestrantes:

Anthony Portigliatti
Juan Gonzalez
Carlos M. Colombo
Stephanie Parson
Peter Roman
Carlos Eduardo de Athayde Guimarães

Os comentários estão encerrados.