IV INTERBUSINESS – Formando uma Nova Geração de Pensadores

Além da consolidação como evento-chave dentro do Programa das Cidades-Irmãs da ONU, envolvendo Curitiba e Orlando, a quarta edição do INTERBUSINESS Curitiba foi marcada por duas ilustres presenças: Augusto Cury e Gustavo Fruet.

O prefeito de Curitiba compareceu à FESP na noite do dia 4 de julho de 2013 para realizar a abertura do evento, lembrando aos presentes sobre o pioneirismo da FESP em trilhar o caminho da internacionalização, sempre visando ao intercâmbio do conhecimento. A seguir, apresentamos um trecho do discurso proferido por Gustavo Fruet:

“A ousadia é um fator necessário. Parabenizo a FESP pela busca pela informação, por provocar essa busca nesta iniciativa. É um privilégio para Curitiba a realização deste evento. É, também, uma grande oportunidade para os profissionais da prefeitura, que podem se apropriar desses conhecimentos e se beneficiar com esse debate. Buscamos que Curitiba torne-se sempre uma referência. Essa é nossa meta”.

Para provocar o desenvolvimento de alunos, empresários e demais participantes, a programação do INTERBUSINESS Curitiba apresentou Augusto Cury, escritor brasileiro com mais de 20 milhões de exemplares vendidos, publicados em cerca de 60 países. Médico, psiquiatra e psicoterapeuta, Cury é reconhecido por desenvolver a teoria da inteligência multifocal, que estuda o funcionamento da mente, o processo de construção do pensamento e a formação de pensadores.

E foi justamente sobre o tema “Inteligência multifocal” que Augusto Cury ministrou sua palestra, a qual contou com a lotação máxima do Auditório Oscar Joseph de Plácido e Silva. O evento ficou marcado, também, pelo registro de muitos participantes vindos de outras cidades e estados, motivados pelo impacto dos livros de Cury em suas vidas.

O ano de 2013 também compreendeu a participação da aluna do Colégio Sesi – Unidade FESP, Nicole Alves, na edição do INTERBUSINESS Orlando. Convidada pelo presidente e chanceler da FCU, Anthony B. Portigliatti, Nicole apresentou a metodologia de ensino do Colégio SESI.

Visando a retribuir a visita realizada pela delegação do condado de Brevard (EUA) durante o IV INTERBUSINESS, o presidente da FESP, Carlos Eduardo Guimarães, participou da 102ª Convenção Anual da American Association of Port Authorities (AAPA), que aconteceu na cidade de Orlando.

Representando a Associação Comercial do Paraná (ACP), instituição da qual é o vice-presidente, Carlos Eduardo entregou um protocolo de intenções a Troy Post, diretor-executivo de desenvolvimento do condado de Brevard, localizado no estado da Flórida. O documento tem como objetivo estreitar as relações comerciais entre o estado do Paraná e o condado de Brevard, onde se encontra o Porto Canaveral, principal ponto de desembarque naval dos turistas que frequentam a Disney e a Nasa. Para o vice-presidente da ACP, Sinval Machado, a importância da visita é de âmbito nacional:

“Considero que esta aproximação não é só importante para Paranaguá ou para o Paraná. Acredito que ela é importante para o Brasil, porque inaugura um novo momento, uma nova visão para os transportes no país. As mudanças são necessárias não só na parte estrutural. A parte administrativa também tem que ser repensada. Para mudar, é necessário ter exemplos, por isso, intercâmbios como esse são tão importantes”.

Palestrantes:

Augusto Cury
Jackie Colon
Karel Hilversum
Cristina Samuels
Benny Rodrigues
Ricardo Monteiro

Os comentários estão encerrados.